Tuesday, February 21, 2017

O glutão vai ou não vai pro inferno? (parte 2)

No min 33 o pastor cita 1 Coríntios 10:31 fora de contexto e afirma que a ênfase do versículo está na comida.

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."
1 Coríntios 10:31

"Whether therefore ye eat, or drink, or whatsoever ye do, do all to the glory of God."
1 Corínthios 10:31
https://www.bibliaonline.com.br/acf+kjv/1co/10

Pra descartar essa interpretação basta ler o capítulo 10 inteiro e fica claro que se trata de:
1 Coríntios 10:1-11 Paulo explica aos Coríntios que os acontecimentos do povo de Israel no deserto durante os dias de Moisés servem de aviso para o julgamento de deus sobre os crentes. Paulo avisa que devemos nos atentar para não cometermos os mesmos erros que eles cometeram.

1 Coríntios 10:12-28 Paulo explica que a santa ceia do pão e do vinho é um tipo de associação com cristo de forma semelhante que as ofertas de alimentos dos gentios são associações com demônios. De modo que o cristão, que obviamente não deve se associar com demônios oi ídolos, também não deve comer de comida ofertada a demônios ou ídolos.

1 Coríntios 10:29-33 Paulo explica aos Coríntios que o cristão tem liberdade de comer o que quiser, (me refiro a qualidade da comida e não a quantidade) em contraste com a limitação da lei judaica, mas que essa liberdade na comida e bebida deve ser limitada pelo bom senso com relação aos efeitos nos outros. Se comer algo ofende ao seu semelhante é melhor não comer aquilo, por motivo de consciência, para que o seu semelhante não seja prejudicado na interpretação do evangélio, por causa que se admirou do pregador comer isso ou aquilo. Não coloquemos a salvação de nosso semelhante em risco por causa de comida.(ver 33.) O evangélio é a prioridade.
(Minha explicação superficial, para facilitar o entendimento da ideia geral do capítulo.)

No minuto 34 o pastor tenta colocar comida e bebida acima de vida santa e adoração como se a passagem se referisse a Paulo priorizando comida e bebida a adoração e vida santa. Um absurdo.

No minuto 35 o pastor comenta de exemplos de pastores e esposas que perderam peso porque passaram a se disciplinar mais com relação à comida. Acredito que essa foi a parte boa dessa parte da mensagem. Mas se eles se contiveram com medo de irem para o inferno por comer já não sei se é algo bom.

A pregação dessa parte termina com algumas piadas sem importância.


Então o glutão vai ou não vai pro inferno?
Não temos como saber com certeza. Eu particularmente acredito que o que meramente come em excesso não, mas que talvez aquele que come até vomitar pra comer de novo, talvez. Deus é quem sabe quem vai e quem não vai. Mas na dúvida tenhamos o bom senso de evitar os excessos extravagantes na comida.

O estudo é importante, mas a humildade e o espírito santo são mais.
Acredito que o estudo aprofundado das escritura é muito importante para o entendimento teológico, mas também creio que acima dos estudos está a direção do Espírito Santo que nos ensina e nos guia quando temos a humildades de nos submeter (e submeter nossas dúvidas) a Ele.

Motivação do estudo.
Escrevo esse pequeno estudo em primeiro lugar para mim mesmo, pra toda vez que alguém falar esse absurdo que "quem come em excesso vai para o inferno" eu possa reler e evitar preocupações desnecessárias. Se o estudo te serviu e abençoou agradeça a Deus. Porque Deus não tem servo só na televisão, mas misturados pelo povo, como eu e você.

Minha opinião sobre o pastor Silas Malafaia.
Também quero manifestar que creio até o momento que o pastor Silas Malafaia é servo de Deus e que já fui abençoado por muitas pregações dele, mas no caso dessa mensagem me senti obrigado a comentar meu entendimento divergente.

Para ler a parte 1:
O glutão vai ou não vai pro inferno? (parte 1)