Saturday, February 15, 2014

Estudo sobre a Travessia do Mar Vermelho no êxodo de Israel - Parte 3


O golfo de Aqaba faz parte do antigo Mar Vermelho.


O golfo de Aqaba é chamado de Mar Vermelho em Ex 23:31; Num 21:4; Deut 2:1; Juizes 11:16; 1 Reis 9:26.
Sobre os limites da terra prometida: “E porei os teus termos desde o Mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti.” Êxodo 23:31



“Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho.
E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.” Números 21:4-5
O golfo de Suez é chamado de Mar Vermelho nas traduções bíblicas somente uma vez em Ex. 10.19. , porém neste trecho não aparece no Hebraico o nome Mar Vermelho, mas somente mar. De modo que fica claro que o Mar Vermelho não se limitava a parte oeste que hoje recebe este nome, mas incluía a parte leste, o golfo de Aqaba, ou ainda correspondia somente a parte leste onde hoje chama-se golfo de Aqaba.

...“יט ויהפך יהוה רוח ים חזקÊxodo 10:19 Aleppo Codex
Ruah [רוח] = vento, espírito.
Iam [ים] = mar.
Ratzak [חזק] = forte, impetuoso.
Yud(10) + tav(9) [יט] = 19
Hafar [הָפַךְ] = tornar, transformar, virar
Vihafar [ויהפך] = derrubar, subverter


Nenhuma parte de água doce jamais é chamada de Mar Vermelho na Bíblia

Nenhuma parte de água doce jamais é chamada de Mar Vermelho na Bíblia, incluindo os lagos amargos e o lago Timsah. Esses lagos são rasos e nunca foram chamados de Mar Vermelho. O fato de terem plantas aquáticas não os fazem únicos porque essas plantas aquáticas parecem ser normais hoje na região.